Veja quem são os ‘donos das bases’ para deputado estadual em Alagoas

 

Na política, quem tem base eleitoral tem meio caminho andado – as vezes um caminho e meio – para vencer as eleições, especialmente nos pleitos proporcionais.

No tabuleiro político de Alagoas, o apoio de prefeitos define quem realmente tem base consolidada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, Senado ou governo.

Um levantamento feito pelo blog do Edivaldo Junior nos bastidores revela que, entre os 9 deputados federais de Alagoas apenas 3 (Luciano Amaral, Arthur Lira e Isnaldo Bulhões Junior) tem juntos o apoio de 81 dos 120 prefeitos do Estado.

Entre os 27 deputados estaduais, a concentração é menor, ainda assim é desequilibra a disputa. Considerando a proporção de 1 federal para 3 deputados estaduais, os 9 deputados com maior força nas bases de cidades somam o apoio de 65 dos 102 prefeitos (veja lista abaixo). Enquanto isso, 9 deputados tem apenas o apoio de 1, 2 ou 3 prefeitos. Outros 9 parlamentares não tem nenhum.

O ranking das bases é liderado pelo governador Paulo Dantas (MDB). As bases dele, que foram transferidas para Carla Dantas em 2022, agora vão para Paulinho Mendonça, que deve ser o nome apoiado por ele em 2026.

Paulo aparece como líder absoluto do grupo, reunindo o apoio de 16 prefeitos em municípios como Batalha, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Olivença, Água Branca e Marimbondo, entre outros. Na sequência, Remi Calheiros soma 10 prefeituras, incluindo Murici, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Messias e Carneiros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem